
O sistema de saúde Canadiano, é considerado um dos melhores sistemas de saúde do mundo. Todos os anos, o governo investe milhões de dólares em desenvolvimento e pesquisa nesta área.
Todas as pessoas que se encontrem em situação legal neste país incluindo os imigrantes recentes sem cidadania Canadiana e que possuem o cartão de saúde do Canadá, auferem de todos os serviços de saúde grátis. Contudo o governo impõem que o imigrante apenas possa ter direito ao cartão de saúde, passados 3 meses do início do seu contrato de trabalho. Tudo isto para prevenir que pessoas mal-intencionadas venham tratar as suas doenças através da montagem de esquemas falsos neste país. Os familiares que acompanham a pessoa com contrato de trabalho no Canadá normalmente marido, esposa, filhos, são consideradas pessoa dependentes, ou seja depende do principal contrato de trabalho para sobreviver, por isso têm igualmente direito a todos os cuidados de saúde grátis.
Contudo, existem imensas clínicas privadas, onde toda a gente pode ser tratada, mediante o pagamento dos respectivos serviços.
Os cuidados de saúde no Canadá são conduzidos através de um sistema de saúde com financiamento público, que tem a maioria dos serviços prestados por entidades privadas. Ele é guiado pelas disposições da Lei de Saúde do Canadá de 1984. O governo assegura a qualidade da assistência por meio de padrões federais.O governo não participa nos cuidados de saúde do dia-a-dia nem recolhe informações sobre a saúde de um indivíduo, que permanece confidencial entre ele e o seu médico. Os sistemas Medicare são a base provincial do Canadá pois são de baixo custo, em parte por causa de sua simplicidade administrativa. Em cada província cada médico lida com a reivindicação de seguro contra o segurador provincial. Não há nenhuma necessidade para a pessoa que acesa aos serviços de saúde ser envolvido em questões de faturação ou reembolsos.As práticas competitivas, como a publicidade são mantidas a um mínimo, maximizando assim a percentagem de receitas que vão diretamente para o cuidado. Em geral, os custos são pagos através de financiamento de imposto de renda. Em British Columbia, o financiamento baseado em impostos é complementado por um prémio mensal fixo, que é dispensado ou reduzido para pessoas com baixos rendimentos. Não há franquias em cuidados básicos de saúde.Um cartão de saúde é emitido pelo Ministério Provincial de Saúde de cada indivíduo que se matricula para o programa e todos recebem o mesmo nível de cuidados. Não há necessidade de uma variedade de planos, porque os cuidados básicos essenciais, são praticamente todos cobertos, incluindo problemas de maternidade e infertilidade. Dependendo da província, atendimento odontológico e visão não pode ser coberto, mas muitas vezes são segurados pelos empregadores através de empresas privadas. Em algumas províncias, planos complementares privados estão disponíveis para aqueles que desejam quartos privados se estiverem hospitalizados. Cirurgia estética e algumas formas de cirurgia não são considerados cuidados essenciais e geralmente não são cobertos. Estes podem ser pagos do próprio bolso ou através de seguradoras privadas. A cobertura de saúde não é afetada pela perda ou mudança de emprego, os cuidados de saúde não pode ser negados devido a prémios não pagos, e não há limites de tempo de vida, ou exclusões de condições pré -existentes.Os medicamentos farmacêuticos são cobertos por fundos públicos para as pessoas idosas ou pessoas sem recursos, ou através de seguros privados baseados no emprego. Os preços das drogas são negociados com os fornecedores pelo governo federal para controlar os custos. Os médicos de família (muitas vezes conhecidos como médicos de clínica geral ou de GPs no Canadá) são escolhidos por indivíduos. Se uma doente pretender consultar um especialista ou é aconselhada a consultar um especialista, uma referência pode ser feita por um GP. Os cuidados preventivos e deteção precoce são considerados importantes, sendo essa a razão pelo qual, os exames anuais são incentivados.
Se necessitar de informações mais detalhadas sobre o sistema de saúde canadiano, clique aqui.